Monday, April 13, 2009

sonhos de uma inteligência artificial


Em 2005, uma empresa de robótica criou o robot mais desenvolvido do mundo. Fruto das investigações mais recentes, dos algoritmos mais complexos, uma inteligência artificial extraordinária surgiu. O robot era capaz de reconhecer pessoas e ter conversas com elas. Conseguia também discutir ao mínimo pormenor a obra de um famoso autor norte-americano - Phillip K. Dick. Porque o robô era uma incarnação electrónica desse escritor de ficção científica. O Dickbot, como ficou conhecido, o andróide de feições semelhantes a K. Dick, que falava como Dick falaria, que dizia o que Dick diria.
Fez furor por várias feiras internacionais de robótica.
Até que um dia, menos de um ano depois de ter sido criado, o andróide foi mais longe, tornando-se intrigantemente mais humano que nunca.
DickBot, o andróide encarnado pelo autor de "Do androids dream of electric sheep?" desapareceu a bordo de um avião, quando era levado pelo seu criador. David Hanson, ao trocar de vôo, inexplicavelmente não levou a cabeça de Phillip K. Dick consigo. E, até hoje, esta nunca mais apareceu.
Terá este ser de borracha e fibra óptica dado o passo último e definitivo para a humanidade?
Terá ele tido vontade?

No comments:

Post a Comment