Wednesday, July 1, 2009

Movimentos II (notas)

foto de Alexey Titarenko


Segundo Bruce Chatwin: "Na América, alguns especialistas do cérebro fizeram leituras de encefalogramas de viajantes. Concluíram que as mudanças de cenário e a consciência da passagem das estações do ano estimulavam os ritmos cerebrais e contribuíam para uma sensação de bem-estar e um efectivo objectivo na vida."

"Notre nature est dans le mouvement. La seule chose qui nous console de nos misères est le divertissement."
disse o Blaise Pascal. Diversão. Distracção. Fantasia. Mudança de moda, de comida, de amor e de paisagem.

Voltando ao Chatwin: "A nossa insana obessão pelo avanço tecnológico é uma reacção às barreiras que encontramos na via do avanço geográfico".

Notre nature est dans le mouvement...

Agora eu: E se estes vícios das populações nas sociedades capitalistas de consumo maciço se devessem ao sucesso dum ambiente hábil a fazer mudanças rápidas e a mimetizar o movimento, a viagem.
Pudéssemos viajar mais para sermos mais livres.

4 comments:

  1. Poderíamos realmente discutir isso.

    ReplyDelete
  2. Parecem-lhe elaborações demasiado arriscadas?

    ReplyDelete
  3. Não demasiado arriscadas - instintivamente concordo com elas. Mas não será mais um salvar de face da nossa sempiterna condição humana insatisfeita? É certo que de uma bela forma, mas ainda assim...

    ReplyDelete
  4. sim. Diria duas coisas:
    -A beleza é, para mim, algo por si só desejável (indo ao encontro do que diz);
    -A natureza humana é passível de ser explorada objectivamente e quem sabe se não se encontrarão um dia no cérebro sistemas e subsistemas correlacionados com a viagem. Muito já se sabe sobre a exploração do meio envolvente e sobre a curiosidade. É uma questão de ir juntado peças.
    obrigado pela leitura deste blog. Também vou translacionando o seu.

    ReplyDelete